Palestras e conferências

D`ÁVILA, Nícia R. BATUCADA BRÉSILIENNE – Le Samba en Percussions. (Méthode accompagnée d’une cassette). Vol. I. Paris: Éditeur COURMONTAGNE-1982.

 

Análise Semiótica do Fato Musical Brasileiro Batucada. Tese de Doutorado em Ciências da Linguagem – (Lingüística – Semióticas Verbal, Musical e Sincrética) França: Universidade Sorbonne, Paris III. l987. (No prelo).

 

O Samba em percussões – Como executar os instrumentos das Escolas de Samba. (Método acompanhado de cassete). Vol. I. Santos: Ed. A Tribuna.1990.

 

Renart e Chanteclerc – Análise semiótica do texto – conforme teoria de A. J. GREIMAS. In: Leopoldianum – Revista de Estudos e Comunicações – Unisantos. vol. XVI (n° 47). Santos: Ed. da Unisantos, l990, p.23-42.

 

Renart e Chanteclerc – Por uma abordagem semiótica do estatuto do actante-sujeito /RENART/ – conforme teoria de J.-C.COQUET. In: Leopoldianum – Revista de Estudos e Comunicações – Unisantos vol. XVIII (n°52). Santos: Ed. da Unisantos, 1992, p.65-76.

 

Semiótica Não-Verbal – O ritmo dos espaços na pintura, na escultura e na arquitetura, em Teoria Greimassiana, – Penápolis : Jornal Interior, 3/12/l995, p.9.

 

Semiótica Verbal, Não-verbal e Sincrética – Apostilas para cursos de pós-graduação em Comunicação, Artes , Música e Poéticas Visuais- Unesp-Bauru-1995.

 

Semiótica: Linguagens, Publicidade e SIGNIFICAÇÃO – Apostilas para cursos de pós-graduação em Letras, Comunicação e Poéticas Visuais- Unesp-ASSIS- 1996.

 

A Psicomotricidade na Escola Moderna Através da Música. In: Caderno Seminal da Faculdade de formação de professores. Org. D.Simões – Ano 4. (04). Rio de Janeiro: Dialogarts (UERJ). 1997, p.1-19.

 

Semiótica Musical e Sincrética na Publicidade e Propaganda In: Anais do Xl Encontro Nacional da ANPOLL. Campinas: Ed. UNICAMP, 1998, 461-466.

 

Semiótica Visual – O ritmo estático, a síncopa e a figuralidade. In: Semiótica & Semiologia. Org. D.Simões. Rio de Janeiro: Dialogarts (UERJ), 1999ª, p.101-119.

 

Semiótica e marketing. A manipulação, através da síncopa, nas linguagens verbal, musical e imagética. In: Anais do II° Congresso Nacional de Lingüística e Filologia (CIFEFIL). Org. J. Pereira. Rio de Janeiro: Dialogarts (UFRJ). 1999b, p.468-480.

Le stéréotype, en musique, comme porteur de valeurs dans la quête de l’identité – Le stéréotype: usages, formes et stratégies. Actes du XXI ème. Colloque d’Albi: Langages et Signification – Org.V. Fillol Albi – França – Publicado na Revista eletrônica : http://marges.linguistiques.free.fr/publ_act/pres_act/pres_act0002.htm – Juillet/2000. (em francês)

 

Semiótica na Publicidade e Propaganda Televisiva. In: Letras & Comunicação -Uma parceria no Ensino de Língua Portuguesa. Org.J.C.Azeredo-V° Forum de Estudos Lingüísticos. Petrópolis (RJ) Ed.Vozes -p.101-121, 2001a.

 

Diálogos entre Peirce e Greimas – In: Entrelinhas entretelas – os desafios da leitura – org.L.Límoli e V.Aguilera-I° SELISSIGNO-Londrina: Ed. UEL. 2001b, p.65-78.

 

A violência na mídia televisiva local e o desenvolvimento da personalidade infanto-juvenil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, VII. Bauru: UNESP- CD ROM – 09, jul. 2002a.

 

Sémiotique et cyberespace dans la publicité de la bière BRAHMA – Visio – Revue Internation. de Sémiotique Visuelle. Org. M. Carani. v.8, n.3-4.Québec, 2003a, p.205 – 209.

Sémiotique et Publicité – La Gestualité d`un Don Juan. Visio – Revue Internationale de Sémiotique Visuelle. Org. M. Carani – Québec, v.8, n.3-4, 2003b., p.197- 204.

Le Rythme Statique, la Syncope et la Figuralité – In : Sémiotique du Beau- org.Groupe Eidos. Paris I/Paris VIII. Éditeur : l’Harmattan, 2003c, p.141-159.

 

Le Salon de la Redécouverte du Brésil- son Art. In : Sémiotique du Beau- org. Groupe Eidos Paris I / Paris VIII. Éditeur : l’Harmattan, 2003d, p.240-248.

 

Região Sudeste-Hegemonia na Mídia Televisiva. In: VIII° Colóquio Internacional de Comunicação – Publicado em “Comunicação:VEREDAS”, n°2, Ano II, Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, org. S.Flory e L.Bulik. Marília: Editora UNIMAR, 2003e, p.173-189.

 

Apostilas do Curso de Pós-graduação em Comunicação – “Semiótica : Texto e Imagem”. UNIMAR -Marília – 2004c.

Apostilas do Curso de Pós-graduação em Comunicação – “Semiótica : Texto e Imagem”. UNICAMP – Campinas – 2004d.

A Noção de Objeto: Presentificação e Representação- In: III° Selissigno e IV Simpósio de Leitura da UEL-2002 – Discurso e Representação. Org. L. Limoli – Publicação em CD-ROM. ISSN – 16.796.829 – 2004a.

 

Comunicação verbal e não-verbal. O Motivo na Semiótica Tensiva de J.-C.Coquet”. Publicado em “Comunicação:VEREDAS”, n° 3, Ano III- Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação- org. S.Flory e L.Bulic. Marília: Editora UNIMAR – 2004b, p. 240-251. ver publicação

A SEMIÓTICA EM CESÁRIO VERDE. DE TARDE, UM POEMA, UMA AQUARELA. Publicado em “Comunicação:VEREDAS”. n° 4 – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicaçã org. S.Flory e L.Bulic. Marília: Editora UNIMAR – 2005, p. 313-336