a) VERBAL
Renart e Chanteclerc – Análise semiótica do texto verbal – conforme teoria de A. J. GREIMAS. In: Leopoldianum – Revista de Estudos e Comunicações – Unisantos. vol. XVI (n° 47). Santos: Ed. da Unisantos, l990, p.23-42. RENART ET CHANTECLERC Teoria de Greimas
Renart e Chanteclerc – Por uma abordagem semiótica do estatuto do actante-sujeito /RENART/ – conforme teoria de J.-C. COQUET. In: Leopoldianum – Revista de Estudos e Comunicações – Unisantos vol. XVIII (n°52). Santos: Ed. da Unisantos, 1992, p.65-76. RENART et CHANTECLERC -Teoria de Coquet.
Diálogos entre Peirce e Greimas – In: Entrelinhas entretelas – os desafios da leitura – org.L.Límoli e V.Aguilera-I° SELISSIGNO-Londrina: Ed. UEL. 2001b, p.65-78. DIÁLOGOS…doc
A violência na mídia televisiva local e o desenvolvimento da personalidade infanto-juvenil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, VII. Bauru: UNESP- CD ROM – 09, jul. 2002a. Mídia Televisiva .doc
Comunicação maxi-regional: Região Sudeste. Hegemonia na Mídia Televisiva.(Artigo publicado na obra Regionalização Midiática, sob a organização de: José Marques de Melo, Cidoval Morais de Souza e Maria Cristina Gobbi, em co-edição com a UNITAU-Cátedra UNESCO Metodista de Comunicação). Rio de Janeiro. Comunicação Maxi-Regional.doc
A Noção de Objeto: Presentificação e Representação- In: III° Selissigno e IV Simpósio de Leitura da UEL-2002 – Discurso e Representação. Org. L. Limoli – Publicação em CD-ROM. ISSN – 16.796.829 – 2004a. O OBJETO – Categorização.doc
A SEMIÓTICA EM CESÁRIO VERDE. DE TARDE, UM POEMA, UMA AQUARELA. Publicado em “Comunicação:VEREDAS”. n° 4 – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicaçã org. S.Flory e L.Bulic. Marília: Editora UNIMAR – 2005, p. 313-336. Um Poema, uma Aquarela.doc
b) MUSICAL E VERBO-MUSICAL
D`ÁVILA, Nícia R. BATUCADA BRÉSILIENNE – Le Samba en Percussions. (Méthode accompagnée d’une cassette). Vol. I. Paris: Éditeur COURMONTAGNE-1982.
Análise Semiótica do Fato Musical Brasileiro Batucada. Tese de Doutorado em Ciências da Linguagem – (Linguística e Semióticas: verbal, musical e sincrética) França: Universidade Sorbonne, Paris III. l987. Microfilmagem efetuada pela Universidade Sorbonne, em 06-05-1987, Paris, e oferecida às bibliotecas de renomadas universidades.
O Samba em percussões – Como executar os instrumentos das Escolas de Samba. (Método acompanhado de cassete). Vol. I. Santos: Ed. A Tribuna.1990.
O Som e o Ritmo na Intersemioticidade. In Linguagens – Revista da Regional Sul da ABS-Associação Brasileira de Semiótica- Exposição em 31-08-1990c.
A Psicomotricidade na Escola Moderna Através da Música. In: Caderno Seminal da Faculdade de formação de professores. Org. D.Simões – Ano 4. (04). Rio de Janeiro: Dialogarts (UERJ). 1997, p.1-19. A PSICOMOTRICIDADE.doc
Le stéréotype, en musique, comme porteur de valeurs dans la quête de l’identité – Le stéréotype: usages, formes et stratégies. Actes du XXI ème. Colloque d’Albi: Langages et Signification – Org.V. Fillol Albi – França – Publicado na Revista eletrônica: http://marges.linguistiques.free.fr/publ_act/pres_act/pres_act0002.htm – Juillet/2000. (em francês).
Semiótica Musical e Sincrética na Publicidade e Propaganda In: Anais do Xl Encontro Nacional da ANPOLL. Campinas: Ed. UNICAMP, 1998, 461-466. “Vem pra Caixa você também”.doc
Comunicação verbal e não-verbal. O Motivo [Musical] na Semiótica Tensiva de J.-C. Coquet”. Publicado em “Comunicação:VEREDAS”, n° 3, Ano III- Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação- org. S.Flory e L.Bulic. Marília: Editora UNIMAR – 2004b, p. 240-251. Comunicação Verbal e Não Verbal.doc
c) VISUAL E VERBO-VISUAL
Semiótica Não-Verbal – O ritmo dos espaços na pintura, na escultura e na arquitetura, em Teoria Greimassiana, – Penápolis : Jornal Interior, 3/12/ 1995, p.9.
Semiótica Visual – O ritmo estático, a síncopa e a figuralidade. In: Semiótica & Semiologia. Org. D.Simões. Rio de Janeiro: Dialogarts (UERJ), 1999ª, p.101-119. O Ritmo estático, a síncopa e a figuralidade.doc
Le Rythme Statique, la Syncope et la Figuralité – In : Sémiotique du Beau- org.Groupe Eidos. Paris I/Paris VIII. Éditeur : l’Harmattan, 2003c, p.141-159. (em francês). Le rythme statique la syncope et la figuralite.doc
Le Salon de la Redécouverte du Brésil- son Art. In : Sémiotique du Beau- org. Groupe Eidos Paris I / Paris VIII. Éditeur : l’Harmattan, 2003d, p.240-248. (em francês). Le salon de la redecouverte du Brésil.doc
d) SINCRÉTICA
Semiótica e marketing. A manipulação, através da síncopa, nas linguagens verbal, musical e imagética. In: Anais do II° Congresso Nacional de Linguística e Filologia (CIFEFIL). Org. J. Pereira. Rio de Janeiro: Dialogarts (UFRJ). 1999b, p. 468-480. Semiótica e marketing.doc
Semiótica na Publicidade e Propaganda Televisiva. In: Letras & Comunicação -Uma parceria no Ensino de Língua Portuguesa. Org. J. C. Azeredo – V° Forum de Estudos Linguísticos. Petrópolis (RJ) Ed.Vozes -p. 101-121, 2001a.
Sémiotique et cyberespace dans la publicité de la bière BRAHMA – Visio – Revue Internation. de Sémiotique Visuelle. Org. M. Carani. v.8, n.3-4.Québec, 2003a, p.205 – 209. BRAHMA Cyberspace.doc
Sémiotique et Publicité – La Gestualité d`un Don Juan. Visio – Revue Internationale de Sémiotique Visuelle. Org. M. Carani – Québec, v.8, n.3-4, 2003b., p.197- 204.
Semiótica Verbal, Não-verbal e Sincrética – Apostilas para cursos de pós-graduação em Comunicação, Artes , Música e Poéticas Visuais- Unesp-Bauru-1995.
Semiótica: Linguagens, Publicidade e SIGNIFICAÇÃO – Apostilas para cursos de pós-graduação em Letras, Comunicação e Poéticas Visuais- Unesp-ASSIS- 1996.
Apostilas do Curso de Pós-graduação em Comunicação – “Semiótica : Texto e Imagem”. UNIMAR -Marília – 2004c.