Dados Biográficos

teste-foto

Nícia Ribas D’Ávila

França

Pós-doutorada em Semiótica verbal e sincrética, ministrou cursos de Sémiotique musicale et publicité na Universidade de Paris VIII (Vincennes – Saint – Denis), a convite do professor Dr. Michel Costantini. Como conferencista – em Paris VIII, e na Sorbonne Panthéon, Paris I -, apresentou sua teorização para a semiótica visual publicada pela editora l’Harmattan: Paris VIII e Paris I, 2003c. Em 2005, após novos estudos pós-doutorais com Jean-Claude Coquet (Semiótica das Instâncias) e François Rastier (Semiótica das Culturas), proferiu conferência para o curso de pós-graduação na Sorbonne Paris V – Université René Descartes, a convite de Anne-Marie Houdebine. É doutorada em Ciências da Linguagem – Semiótica verbal e musical – pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle-1987), com D.E.A. (Diploma de Estudos Avançados) em Linguistique et Phonétique – option: Sémiotiques et Langages (equivalente ao mestrado), na Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle – 1981). Obteve seu mestrado (na França) em Éducation Musicale, na Université D’Aix-Marseille, defendido em 1980.  

 

Brasil

Doutorada em Semiótica – Linguística e Musical – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (revalidação: 1989), foi graduada em Pedagogia pelo Centro de Estudos Universitários Bandeirantes (1977) e graduada em Estudos Sociais pelo Centro de Estudos Universitários Bandeirantes – Ceuban – (1974).

No âmbito musical e artístico, obteve licenciatura (5 anos) em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp – (1976), opção Música, aperfeiçoando seus estudos em: Regência de Coro, Banda e Orquestra; Instrumentação; Harmonização para Conjunto Coral; Harmonia, Contraponto, Orquestração e Composição ; Elementos fonológicos da entonação na formação de corais; Prosódia musical; Damenização na Percepção Musical; Semiótica de C. S. Peirce na Expressão e Comunicação; Formas de Expressão e Comunicação nas Artes Cênicas (teatro, cinema); Formas de Expressão e Comunicação nas Artes plásticas (desenho artístico); Estética e História da Arte; Cantos e Danças folclóricas, entre outras áreas ministradas por renomados mestres, a saber: maestros Martin Braunwiser, Benedito Camargo, Eliseo Narciso, Samuel Kerr, Francisco Mignone; profs. drs: Dirce T. Ceribelli, Carmen Dulce Marcondes Machado, Yolanda Rigonelli, Yolanda Cardin, Reynúncio Napoleão de Lima, Alcindo Moreira Filho, Neide Aparecida M. Martins, Maria Imaculada, entre outros ilustres professores.

Foi licenciada em História da Arte pela Faculdade de Música de Santos, onde defendeu mestrado em Piano (Concerto) em 1970, e graduou-se  em Educação Musical com o Diploma Federal de Piano em 1961.

Diplomada em Web Designer (2003) pela Microcamp (Campinas) , entre outros títulos alusivos à sua área de atuação, foi professora assistente-doutora no Programa de Pós-graduação em Comunicação (Semiótica) da Universidade de Marília – UNIMAR.  Após 10 anos de credenciamento na UNESP – Bauru – FAAC (Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação), no Programa de Pós-graduação em Comunicação Midiática e Poéticas Visuais (Semiótica), acumulou larga experiência na área de Semiótica na Comunicação verbal, não-verbal (visual, musical) e sincrética (verbo-musical e verbo-visual), na análise de textos / discursos: literários;  jornalísticos; publicitários televisivos;  nos: teatro , cinema, Marketing, jingle, fotografia, arquitetura, cerâmica; na subliminaridade analisada em textos sincréticos; nas produções musicais e análises do erudito à MPB; nas produções viso-plásticas e obras de Arte; nas percussões indígenas e afro-brasileiras; nas manifestações ritualísticas  (transe) e nas populares (folclore); nos programas infantis televisivos regidos sob critérios didáticos; nas Histórias em quadrinhos (HQ); no cinema – adaptação de textos literários ao cinema, e análise semiótica desse sincretismo verbo-viso-sonoro. 

Seu trabalho fundamenta-se nas Teorias Semióticas da Escola de Paris (Greimas e Coquet, para a linguagem verbal); em Peirce, para a Comunicação embasada na Pragmática Americana; na Teoria Semiótica Daviliana (sua colaboração, para a comunicação / significação verbal, não-verbal e sincrética), com ênfase nos seguintes temas: ritmo; psicomotricidade; síncopas (verbal, musical e visual); poeticidade nos textos visuais, verbais e musicais.

Seus cursos desenvolvem-se sob metodologia direcionada à preocupação pedagógico – didática com a formação do professor voltada ao multiletramento acadêmico e à Educação infanto-juvenil.